Tags

, , ,

prestidigitação
Significado de Prestidigitação
s.f. Arte de prestidigitador, presteza de mãos, escamoteação; ilusionismo.
Sinônimos de Prestidigitação
Sinônimo de prestidigitação: ilusionismo
Definição de Prestidigitação
Classe gramatical de prestidigitação: Substantivo feminino
Separação das sílabas de prestidigitação: pres-ti-di-gi-ta-ção
Plural de prestidigitação: prestidigitações
dicionário online de português

Mano manipulado!

Mano manipulado!

Também conhecida como manipulação, a prestidigitação está no dia-a-dia das pessoas sem que elas percebam. É o patrão que tenta lhe enrolar com promoção sem aumento de salário, político usando palavras de ordem para engabelar e levar seu voto, namorada-namorado-marido-mulher ao dizer que tem uma festa pra ir, mas acha que não vai quando se sabe que já foi, o filho-filha que conta aquela história só pra conseguir alguma coisa, o amigo-amiga que se diz constrangido (a) pra não conversar a sério.

A lista é grande e o problema é que você também usa essas técnicas de vez em quando. A palavra permite a interação e a manipulação. O quanto o cidadão suporta ser enganado ou enganar é a questão. A semiótica da manipulação tem várias faces e em todas o manipulador tenta fazer o sujeito acreditar num determinado valor que lhe é alienígena, mas que ele vai assimilar como seu, como sua ideologia. Da mesma maneira que os profissionais de branding da publicidade.

Uma delas é a tentação, em que o manipulador propõe um valor positivo. Igualzinho aos profissionais da propaganda, sua intenção é ligá-lo à ideia. Exatamente como a publicidade de cerveja quer induzir o consumidor a pensar que beber aquela marca significa sermos bonitos, saudáveis, gostosos e parecidos com Paris Hilton.

Quando atentar sua libido só não basta, passa-se ao estágio da intimidação. Um exemplo claro  disso é o dos maços de cigarro que associam fumar a perder a virilidade: “Fume, que seu pau vai ficar como essa cinza caída”.

Se você não pode ser tentado ou ameaçado, passa-se à provocação. Neste grau, o manipulador julga a falta de consistência do manipulado e joga na cara dele alguma coisa como “você precisa de um carro novo pra conquistar aquela mina”. Funciona muito com homens e mulheres.

No fim da linha, sem conseguir tentar, intimidar ou, principalmente, provocar, a manipulação pode ser tentada com a sedução. Basta identificar em você um ponto positivo e juntar-se a ele. A campanha de Obama fez isso muito bem. Lembra da frase “Yes, we can”?

Pois é mano! Tem sempre alguém tentando fazer mágica com você. Mas o inverso também é verdadeiro. Esse texto, por exemplo, é uma forma de manipulação. Leia com moderação, é a minha sugestão, pra utilizar um modelo da técnica de sedução.

Anúncios